O Google está sempre procurando melhorar a experiência do usuário e, para isso, regularmente atualiza seus algoritmos de busca. No final de 2020, oficializou uma grande atualização no algoritmo chamado de E-A-T (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness), com foco na qualidade dos resultados da pesquisa e aumentar a confiabilidade das informações que os usuários leem.
Agora, mais uma nova atualização adicionando “E” de Experiência – transformando a sigla em Google E-E-A-T.
O que é o Google E-E-A-T?
Para quem é da área de SEO, muito provavelmente já se deparou com o Google E-A-T, sendo um processo classificação de pesquisa estão fornecendo informações úteis e relevantes. No dia 15 de dezembro de 2022, o Google adicionou mais uma letra E de experiência, sendo agora Google E-E-A-T, isto é: experiência, expertise, autoridade e confiabilidade (do inglês experience, expertise, authoritativeness e trustworthiness).
O objetivo é avaliar a experiência do criador de conteúdo, além da qualidade dos sites e classificá-los nos resultados do buscador. Se um site for considerado de baixa experiência e baixa qualidade pelo Google, poderá sofrer uma queda nos rankings.
Por outro lado, os sites que seguem as diretrizes do Google E-E-A-T terão mais chances de alcançar as primeiras posições nas buscas.
No entanto, é importante ressaltar que o E-E-A-T não é um fator isolado na classificação dos sites pelo Google. Na verdade, o conceito faz parte de um conjunto maior de fatores, como links externos e internos, palavras-chave e conteúdo relevante.
O significado de Google E-E-A-T para SEO?
As mudanças realizadas pela Google para E-E-A-T dentro do universo de SEO, visa banir, de certa forma, sites antigos que se mantem ranqueados, além de sites que simplesmente geram conteúdos fora da sua área de expertise apenas para “publicar algo”.
- E de Experiência (experience): Segundo nota da Google, quando você escrever o conteúdo, o autor demonstra que foi produzido com algum grau de experiência? Em resenhas de produtos, houve uma real humanização (vivência) na informação do produto?
- E de Especialidade (expertise): Visa observar se o domínio web e conteúdos publicados realmente condizem com a experiência sobre o que fala. É um especialista no assunto?
- A de Autoridade (authoritativeness): Outro fator importante é a autoridade do site. O Google quer saber se as pessoas confiam no conteúdo do site e se ele é considerado uma fonte autorizada de informações.
- T de Confiabilidade (trustworthiness): Por fim, o Google também leva em consideração a confiabilidade do site. Isso significa que o site deve ser bem mantido e atualizado com frequência, além de não ter conteúdo enganoso ou manipulado.
O impacto do E-E-A-T em SEO para 2024?
Em um recente anúncio, o Google confirmou que está fazendo mudanças frequentes em seu algoritmo para aprimorar a classificação de resultados de pesquisa. Isso significa que os sites que oferecem conteúdo relevante e confiável terão uma vantagem sobre os outros nas pesquisas do Google.
“algumas situações em que realmente o que você mais valoriza é o conteúdo produzido por alguém que tem experiência de vida em primeira mão sobre o assunto em questão”.
Google via “Google Search Central Blog“
Na minha humilde opinião, é uma mudança bem vinda. Vejo empresas com foco especifico produzindo conteúdos de outras áreas apenas para aproveitar a “hype” do momento e levar tráfego à sua página. Além disso, por muitos anos, o Google tem sido criticado por não levar em consideração o contexto do conteúdo na hora de classificar os resultados da pesquisa.
Apesar de ser uma mudança pequena, o importante é que seu conteúdo reflita, pelo menos em partes, sua convivência com o que descreve e dentro do seu nicho de atuação.
Não adianta ter um blog sobre RH e, por causa da alta busca de momento sobre futebol, escrever um artigo super detalhado da Copa Qatar 2022.
Exemplo dado pela Google sobre E-E-A-T:
Lendo o manual da Google (General Guidelines Overview – em ingles) com mais de 176 páginas, há um exemplo muito importante. Isso confronta muito com os sites que temos no Brasil.
1. Se você está procurando informações sobre como preencher corretamente suas declarações fiscais, provavelmente é uma situação em que deseja ver um conteúdo produzido por um especialista na área de contabilidade.
2. Mas se você está procurando por avaliações de um software de preparação de impostos, pode estar procurando por um tipo diferente de informação.
Ou seja, claramente no exemplo 1, por mais minimalista que o conteúdo seja, um domínio cujo nicho é e-commerce, não adianta falar sobre como calcular o Imposto de Renda. Já no exemplo 2, se você é uma empresa de software, vale incentivar a obtenção de comentários dos atuais clientes para ajudar na relevância do seu conteúdo.
Dicas para melhorar o seu E-E-A-T
A palavra que menos gosta e mais se encaixa aqui é “que depende”. Depende do nicho para analise, tais como: se e-commerce, se blog pessoal ou profissional ou site institucional.
No geral, os pilares do Google EEAT que os especialistas em SEO devem ter em mente ao otimizar um site para as buscas, são:
- Ter uma boa experiência de usuário no seu site. Isso significa que ele deve ser fácil de navegar e fornecer a informação que o usuário está procurando.
- Ser um especialista em seu campo e ter autoridade naquilo que fala. Seus conteúdos devem ser bem escritos e baseados em fatos.
- Ser confiável e ter uma boa reputação online. Seus conteúdos devem ser isentos de spam e você deve ter cuidado com o que publica nas redes sociais.
Seguindo essas dicas, você pode melhorar o seu E-E-A-T e, consequentemente, a sua classificação nos resultados de busca do Google.
Conclusão
O Google vem implementando mudanças nos seus algoritmos de busca para melhor refletir esses critérios, e é esperado que essas mudanças tenham um impacto significativo no SEO para 2024. Além disso, não há dúvidas de que o Google EEAT é importante para o posicionamento nos motores de busca.
No entanto, sites que se preocupam em criar conteúdos de alta qualidade, terão muito mais chances do Google considerá-lo em seus algoritmos para dar mais peso e visibilidade. É claro, esperamos ter mais clareza sobre como o Google classifica cada página.
Com isso em mente, é importante ter um conteúdo bem escrito e relevante para o seu público-alvo. Se você fizer isso, é provável que veja um aumento no tráfego orgânico e nas conversões.