Você provavelmente já ouviu falar das páginas YMYL (“Your Money or Your Life” ) do Google. Essas novas premissas são definidas como “páginas que podem impactar a felicidade futura, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários”. Nesta postagem do blog, exploraremos o que são as páginas YMYL, como elas afetam o SEO e o que você pode fazer para garantir que suas páginas atendam aos padrões do Google.
O que é uma página YMYL?
Na tradução literal, YMYL é “Seu Dinheiro ou Sua Vida“, do inglês “Your Money or Your Life” é um tipo de página cuja definição pelo Google é aquela que pode causar impacto na felicidade futura, saúde, estabilidade financeira ou segurança de uma pessoa. Portanto, alguns exemplos de páginas YMYL incluem:
- Informação médica
- Conselho financeiro
- Páginas que vendem produtos ou serviços que podem ter impacto no dinheiro ou na vida do comprador
Para ser considerada uma página YMYL, a página deve ser sobre algo que poderia impactar a vida de alguém negativamente se as informações na página forem imprecisas.
O Google quer garantir que as pessoas possam confiar nas informações que encontram nesses tipos de páginas, por isso eles dão muita importância a garantir que o conteúdo seja preciso e confiável.
Que tipos principais de páginas são consideradas YMYL?
Normalmente, porém não é uma razão excludente, essas páginas estão relacionadas à finanças, saúde e segurança. De acordo com a seção 2.3 do Manual Google (Search Quality Evaluator Guidelines) os tópicos YMYL podem causar danos aos seguintes grupos:
- a pessoa que está visualizando ou usando o conteúdo diretamente
- outras pessoas afetadas pela pessoa que visualizou o conteúdo
- grupos de pessoas ou sociedade afetados pelas ações de pessoas que visualizaram o conteúdo
Alguns exemplos de páginas incluem:
- Instituições bancárias e financeiras
- Sites de investimento e mercado de ações
- Sites imobiliários
- Sites de saúde e conselhos médicos
- Sites de assessoria jurídica
- Sites do governo
Se você tem um site que se enquadra em uma dessas categorias, é importante garantir que seu conteúdo seja informativo e de alta qualidade.
Como ter uma página YMYL pode afetar o SEO?
Existem algumas maneiras importantes pelas quais ter uma página YMYL pode afetar seu SEO positiva ou negativamente. Principalmente, é importante ter conteúdo de alta qualidade em suas páginas YMYL, pois o Google examinará essas páginas com atenção para garantir que elas forneçam informações precisas e confiáveis aos usuários.
Recentemente publicamos aqui sobre como aderir fielmente a qualidade do conteúdo, também exigida pelo Google como E-E-A-T (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness), traduzida como experiência, expertise, autoridade e confiabilidade. Recomendo a leitura clicando aqui.
Se o seu conteúdo for insuficiente nesse aspecto, isso pode prejudicar o seu SEO. Além disso, você precisa garantir que seu site como um todo seja seguro e confiável, pois o Google leva esses fatores em consideração ao determinar as classificações.
Consideração especial para otimizar as páginas YMYL
Há várias considerações, inclusive o Google lançou recomendações específicas para otimizar suas páginas YMYL. Aqui estão algumas considerações importantes:
- Certifique-se de que seu conteúdo seja preciso, atualizado e confiável.
- Escreva de forma clara, concisa e de fácil compreensão.
- Estruture seu conteúdo de maneira fácil de navegar e digitalizar.
- Use imagens, vídeos e infográficos para complementar seu texto e ajudar a explicar conceitos complexos.
Seguir essas diretrizes ajudará a garantir que suas páginas YMYL ofereçam a melhor experiência e conteúdo confiável ao usuário – que é o que o Google deseja.
Se você tiver alguma dúvida sobre se o seu site atende ou não a esses critérios, é melhor consultar um especialista em SEO.
Diferença entre YMYL e E-E-A-T
Há uma grande diferença entre YMYL e E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness). As páginas YMYL são aquelas que poderiam ter um impacto negativo na vida de alguém se tomassem uma decisão errada. Por exemplo, uma página sobre como escolher uma apólice de seguro seria considerada uma página YMYL.
Por outro lado, as páginas E-E-A-T (do português Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade) são aquelas que fornecem informações úteis, conteúdos feitos por especialistas do nicho, mas não necessariamente têm um impacto direto na vida de alguém.
Conclusão
Embora o termo “YMYL” possa ser novo para você, é importante entender como isso afeta seu site e sua estratégia de SEO. O Google mantém as páginas YMYL em um padrão mais alto do que outros tipos de páginas, por isso é importante garantir que suas páginas YMYL sejam de alta qualidade e forneçam informações precisas e confiáveis.
Seguindo as dicas, você pode garantir que suas páginas YMYL estejam de acordo com os padrões do Google e melhorar suas chances de classificação bem nos resultados de pesquisa.
Por fim, ainda reforço a leitura sobre as mudanças do Google E-E-A-T que trabalhará em conjunto com o YMYL. Como você pode imaginar, o Google tem levado esses tipos de página muito mais à sério e com diretrizes cada vez mais rígidas,