Ter um bom ranqueamento em seu site através de conteúdo nos principais buscadores, é a primeira preocupação que todos nós precisamos ter em mente. Há muitos (e muitos mesmo) geradores de conteúdos pela web. Sua função agora é criar conteúdo que se destaque dos demais. Por isso, é muito importante que entenda o que é SEO, como também as técnicas de SEO para crescer rapidamente.
Outro fator é reduzir o custo por aquisição de leads através de tráfego orgânico. Aqui é o lugar certo, tenha todas as dicas e como crescer em um único lugar.
Além da estratégica tecnológica por trás de um blog, por exemplo, o SEO tem uma peso mais forte no quesito de conteúdo e autoridade ao que o conteúdo é descrito do que apenas onde é hospedado. Quanto mais autoridade seu domínio/site tem, mais relevância você terá aos buscadores e consequentemente mais visitas orgânicas.
Assim, preparamos um guia completo e prático sobre o que é SEO para Conteúdo e quais cuidados necessários para alcançar o topo do Google.
O que é SEO?
Antes de tudo, SEO é o processo de otimização para mecanismos de busca como o Google, Bing, Yandex e muitos outros. A sigla SEO em inglês significa Search Engine Optimization.
Em poucas palavras, é o conjunto de técnicas usadas para obter um bom posicionamento do site em buscadores para aumentar o tráfego organicamente.
Se você tem uma empresa, a otimização do seu site e atenção ao conteúdo aumentará gradativamente a geração de leads organicamente e usando o Google – principal buscador – ao seu favor.
Portanto, a preocupação com SEO vai muito além apenas da geração de conteúdo. Há também outros fatores importantes que precisamos levar em consideração, tais como:
- Desempenho do site e/ou blog;
- Experiência de navegação;
- Meta tags adequadas para leituras de buscadores;
- Copywriting.
O que é SEM?
SEM, ou da sigla em inglês Search Engine Marketing, é o processo de usar estratégias de anúncios pagos para aumentar a visibilidade da pesquisa sobre o seu conteúdo.
Através do SEM, as empresas pagam para que os anúncios apareçam na primeira página. Os resultados exibidos nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) são segmentados através de palavras-chave.
Em síntese, no caso de anúncios, a empresa é cobrada apenas se um usuário clicar no anúncio. O custo por clique (CPC) vai depender da palavra-chave. Logo mais explicaremos como ter uma palavra mais específica e com menor custo.
SEO e SEM: Qual a diferença entre eles?
A principal diferença é que o Search Engine Optimization (SEO) está focado em otimizar um site para obter tráfego de resultados de pesquisa orgânica. Por outro lado, o objetivo do Search Engine Marketing (SEM) é obter tráfego e visibilidade através de mídias pagas.
Conciliar uma estratégia de SEM auxilia no crescimento através da visibilidade do seu conteúdo e ajudando-o a ter maior autoridade no seu domínio (site).
Empreendedores que pretendem criar conteúdo para atração de leads para a sua startup poderá usar da mídia paga ao seu favor. No entanto, é preciso ter uma estratégia clara, como por exemplo, distribuir materiais como ebooks, infográficos, amostras entre outros em pro da troca de emails durante a captura de leads.
Além disso, aumentando a sua visibilidade, com bom conteúdo e um site saudável, consequentemente os buscadores começarão a rastrear e considerar outras páginas, mesmo não havendo mídia paga.
Palavras-chave: O que é e como usar?
Palavras-chave (ou do inglês keyword) são o principal instrumento de uma pesquisa. Através delas que os buscadores se organizam e respondem ao tema durante uma consulta.
Quando começamos a estudar e entender sobre o mundo do SEO (otimização para motores de busca), um dos fatores que mais veem à cabeça é sobre as palavras-chave. A escolha de uma boa palavra-chave será detectada e priorizada durante o processo de otimizações.
Durante a criação do conteúdo, a escolha da palavra-chave é fundamental para o seu sucesso. As definições podem ser palavras-chave de cauda curta (short-tail keyword) ou palavras-chaves de cauda-longa (long-tail keyword).
Palavra-chave de cauda curta (short-tail)
Palavras-chave de cauda curta (short-tail keyword) são pesquisas com apenas uma palavra. Eventualmente, sua busca pela internet se torna menos específica do que pesquisas com mais palavras.
Por fim, digamos que você pretende digitar a palavra “Paris” no Google. Este é um exemplo de pesquisa ampla e genérica ao qual você não terá a resposta que procura.
Palavra-chave de cauda longa (long-tail)
Já as palavras-chave de cauda longa (long-tail keyword) são frases mais específica usadas nos buscadores para obter resultados mais específicos.
Enquanto a palavra “Paris” (exemplo anterior) nos trás um resultado abrangente, o conjunto de palavras “Torre Eiffel em Paris” (4 palavras) é um exemplo específico de palavra-chave de cauda longa com resultado mais assertivo.
Como usar Estratégias de SEO ao meu favor?
Se você deseja obter mais visibilidade no seu site, criar reconhecimento de marca a longo prazo, expandir seu público-alvo e aumentar suas vendas, a utilização de Estratégias de SEO e otimização do mecanismo de pesquisa é crucial.
Dessa forma, conhecer bem o segmento de atuação do seu negócio é fundamental para implementar Estratégias de SEO e acelerar seu crescimento, independente de qual nicho.
Prepare-se para responder estas perguntas e ter uma estratégia sólida de início:
Compare seu desempenho de SEO atual
Se você já tem um site, é necessário que levante todos os atuais problemas para ponto de partida e compare o seu desempenho de SEO. Os problemas podem ser diversos, tais como UX, performance do servidor, problemas na URL, conteúdo mal formatado ou até problemas nas imagens.
Há diversas plataformas para te ajudar diretamente. Uma delas e mais baratas, por exemplo, é o site NeilPatel. Há diversas outras como SemRush, AHRefs e Moz.
Definição da persona
Ter uma definição da persona que você pretende impactar, o ajudará nas escolhas certas das palavras-chaves. Como resultado da persona, você pode acompanhar o comportamento do consumidor ou leitor por meio de diversas métricas como taxa de rejeição, taxa de retorno, taxa de conversões, duração das sessões etc.
Defina seus objetivos através de palavras chaves
Da mesma forma, outro fator importante para o sucesso das estratégias de SEO é escolher corretamente as palavras-chaves. Ter as keywords e o campo semântico (variações e sinônimos) alinhados com seu objetivo e ramo de negócio ajudará no crescimento gradativo.
Desse modo, dependendo das palavras-chaves redefinidas para o seu atual site, será necessário fazer uma série de atualizações nos conteúdos, incluindo a atualização de links internos e externos.
Qualidade do conteúdo
Sobretudo, ter um boa qualidade do conteúdo forma estruturada e objetiva, o ajudará a trazer resultados positivos e poderá gerar uma boa experiência ao usuário.
Branding no SEO é gerar uma boa experiência de navegação e qualidade do conteúdo
Quer ter um texto relevante? Utilizando parágrafos curtos, subtítulos e sub-tópicos, listas e termos relevantes em negrito. Inclua também imagens ou vídeos ou áudios durante o conteúdo.
Inclua também links internos e externos durante a edição do conteúdo, pois auxiliam no link juice do site, transferindo autoridade entre as páginas. O Google também vê com bons olhos os links externos, que demonstram que o site faz parte da comunidade online e incentiva link building de qualidade.
O ideal é ter entre 2 e no máximo 5 links internos, como também o mínimo de 1 e máximo de 5 links externos por publicação. Primordialmente, os links devem ser incluídos de forma natural durante o texto.
Explore a semântica para apresentar um conteúdo mais completo em relação à palavra-chave e criar mais chances de ranquear para outras buscas relacionadas ao assunto.
No entanto, repetir em demasia a quantidade de palavras-chaves no texto pode se transformar em um problema. Priorize a leiturabilidade e legibilidade do conteúdo para não ficar massivo e chato ao leitor.
Tamanho do conteúdo adequado
Tanto conteúdo curto quanto longo têm seu espaço em estratégias de marketing de conteúdo bem-sucedidas. Acima de tudo, a quantidade de caracteres para o tamanho ideal de texto dependo muito do tema abordado e previsão do comportamento da sua persona (usuário).
O tamanho do conteúdo importa quando adequado ao propósito desejado e também para atingir os objetivos definidos.
O que já conseguimos comprovar que um conteúdo no seu site com pelo menos 2 mil palavras e, paralelo à ele, outros conteúdos incrementais e mais detalhados linkados ao conteúdo âncora, o ajudará ainda mais a ter autoridade sobre ele.
É recomendado que mantenha o conteúdo de texto âncora sempre atualizado. Os indexadores vêem isso com bons olhos
SEO para Blog: os requisitos para alcançar o topo do Google
As otimizações de SEO para Blog são necessárias para alcançar o topo do Google (e outros mecanismos de busca). Técnicas de marcação de dados estruturados é um exemplo de técnica de SEO Onpage assim como a otimização de title e description também.
Já a pesquisa de palavras-chave para produção de textos otimizados é uma das técnicas de SEO para conteúdo. Ao passo que o Guestpost é uma das técnicas de Link Building ou SEO Offpage.
Conclusão sobre SEO
Acima de tudo, entender e aplicar as técnicas de SEO em seu negócio é prioridade para sobrevivência de qualquer empresa. Além de aumentar a sua visibilidade pela internet, você ainda poderá gerar awareness de sucesso para a sua marca.
Seja qual for o seu tipo de negócio, vendas online, empresas de software com venda recorrente, influenciador(a) digital entre muitas outras áreas, tenha sempre em mente que SEO é seu ponto de partida para o sucesso.
Como resultado, desejamos que conquiste maior visibilidade na web e conte sempre conosco nas estratégias do seu crescimento digital.