Com a recente notícia do Google Core Update de Agosto/2024, a principal pergunta aos donos de sites, é: “Como isso impacta meu site?”. Anteriormente, o Google explicava o objetivo das Core Updates, mas agora decidiu oferecer orientações mais práticas.
O documento revisado, publicado junto com a atualização de agosto de 2024, inclui novas seções, além de algumas exclusões e modificações do atual documento.
Principais Considerações do Google Core Update
- Reforço do E-E-A-T: Exigência que seu conteúdo demonstre experiência, especialização, autoridade e confiabilidade, citando fontes credíveis e fornecendo informações precisas.
- Experiência do Usuário:Desempenho de carregamento da página, facilidade de navegação e, principalmente, responsividade para celulares.
- Atualização Regular: Seu conteúdo principal deverá ser atualizado e expandido, gerando melhor Page Authority. Além disso, novos conteúdos deverão ser incluídos em categorias de toda a estrutura do site.
- Não Exclua Conteúdo: Somente exclua conteúdo se ele foi criado inicialmente para motores de busca, e não para os usuários. Ele sugere que a exclusão de conteúdo deve ser o último recurso. Remover indica que o conteúdo pode significar que ele foi criado mais para motores de busca do que para os usuários.
Novas Seções Adicionadas
A mudança mais significativa inclui duas novas seções: “Verificar se há uma queda de tráfego no Search Console” (em inglês “Check if there’s a traffic drop in Search Console”) e “Avaliação de uma grande queda de posição” (em inglês “Assessing a large drop in position”).
A seção “Verificar se há uma queda de tráfego no Search Console” oferece instruções sobre como utilizar o Search Console para verificar se a atualização afetou o site.
O processo inclui:
- Aguardar a conclusão do Core Update ao qual será adicionado o item “Painel de Status de Pesquisa” (em inglês “Search Status Dashboard“).
- Aguardar pelo menos uma semana após o término da atualização antes de analisar os dados no Search Console.
- Comparar o desempenho de busca antes e depois da atualização para identificar mudanças no ranking.
- Analisar separadamente os diferentes tipos de pesquisa (web, imagens, vídeos e notícias).
A seção “Avaliação de uma grande queda de posição” oferece orientações importantes para sites que sofreram uma queda significativa de ranking após a atualização do algorítmo. Ela recomenda uma avaliação completa do conteúdo do site com base nas diretrizes de qualidade do Google, com foco nas páginas mais impactadas pela atualização.
Outras Alterações
O documento também inclui uma seção chamada “Coisas a ter em mente ao fazer alterações“, incentivando os proprietários de sites a priorizarem melhorias substanciais e centradas no usuário, em vez de correções rápidas.
Outra nova seção, “Quanto tempo leva para ver um efeito nos resultados de pesquisa“, define expectativas sobre o tempo necessário para observar mudanças no ranking após melhorias no conteúdo.
O Google afirma que pode levar vários meses para que o impacto total seja refletido, podendo ser necessário aguardar futuras atualizações no processo do Google Core Update para ver todos os efeitos.
Alteração nas sessões do documento
O Search Engine Journal relata as comparações do mesmo documento com versões anteriores e cita que, várias seções da versão anterior do documento foram removidas ou substituídas nesta atualização.
Havia um parágrafo que afirmava sobre páginas impactadas por Core Update “não violaram nossas políticas de spam” e que comparava as atualizações utilizando uma lista de filmes na qual foi excluída. Ou seja, quando uma página é impactada por uma atualização de algoritmo, isso não indicava que ela havia infringido as regras de spam do Google.
A seção “Avaliando seu próprio conteúdo” foi substituída pela nova “Avaliação de uma grande queda de posição“.
Aspectos Finais e Importantes
Evite soluções imediatistas, como remover um elemento da página apenas porque ouviu dizer que ele é prejudicial para SEO. O ideal é fazer alterações que ofereçam valor real para os usuários e sejam sustentáveis a longo prazo.
Concentre-se em aprimorar seu conteúdo de forma significativa. Por exemplo, reescrever ou reorganizar o material pode tornar a experiência de leitura e navegação mais fluida e agradável para o público.
Eliminar conteúdo deve ser a última alternativa, sendo recomendável apenas quando não houver como recuperá-lo. Se você está pensando em remover grandes partes do site, é provável que esse conteúdo tenha sido criado mais para motores de busca do que para os usuários. Nesse caso, excluir o conteúdo irrelevante pode melhorar o desempenho do conteúdo de maior valor no seu site.