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/Home » Qual a Quantidade de Palavras Recomendadas no Post em SEO?
SEO – Quantidade de Palavras Recomendadas no Post
SEO – Quantidade de Palavras Recomendadas no Post
Palavras Chaves

Qual a Quantidade de Palavras Recomendadas no Post em SEO?

JaimeBy Jaime11/05/20248 Mins Read
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O marketing de conteúdo é a ferramenta mais eficaz para atrair, educar e converter o público-alvo. No entanto, existem alguns fatores que você precisa considerar para se destacar dos outros sites da web. Neste artigo, vamos explorar como a quantidade de palavras e o SEO podem influenciar sua estratégia de conteúdo.

O que você encontrará aqui

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  • Por que a quantidade de palavras importa para o SEO?
  • Qual é quantidade de palavras-chave deve aparecer em um texto?
  • Qual é a densidade de palavras-chave em um conteúdo?
  • O que os especialistas dizem sobre a quantidade de palavras e o SEO
  • Como os artigos se classificam: prioridade na quantidade de palavras apropriadas e backlinks
  • Como escrever conteúdo enxuto e eficiente?
  • Dicas para aumentar o seu ranking nos mecanismos de busca
    • Use as palavras-chave corretas
    • Faça o conteúdo de fácil leitura
    • Crie conteúdo original e relevante
    • Optimize o seu conteúdo para dispositivos móveis
    • Crie links externos
    • Utilize títulos e descrições atraentes
    • Editar é importante
  • Conclusão

Por que a quantidade de palavras importa para o SEO?

A quantidade de palavras é importante para o SEO porque ela pode indicar a qualidade do conteúdo. Se um texto tiver muitas palavras qualificadas, isso pode significar que o conteúdo é relevante e útil. Além disso, os motores de busca consideram a quantidade de palavras ao classificar um site nas SERPs. Se um site tiver um bom número de palavras, isso pode ajudá-lo a ranquear melhor.

Uma análise realizada pela Ahrefs em Julho/2020 apontou que há uma correlação positiva entre a quantidade de palavras dos blogs e o número médio de domínios como citação de referência (backlinks), baseada em aproximadamente 900 milhões de páginas web.

Ahrefs - estudo quantidade de palavras vs backlinks
Ahrefs – estudo quantidade de palavras vs backlinks

Qual é quantidade de palavras-chave deve aparecer em um texto?

Quando se trata de SEO, é importante usar palavras-chave e repeti-las naturalmente no conteúdo do seu site. O ideal é escrever aproximadamente 800 palavras e mencionar sua palavra-chave principal 6 vezes, garantindo que ela esteja presente no primeiro e último parágrafos. Idem distribuídas nos subtítulos. Em contrapartida, durante a geração do conteúdo, procure utilizar palavras-chave similares.

Qual é a densidade de palavras-chave em um conteúdo?

A densidade ideal de palavras-chave depende de vários fatores, incluindo o tamanho da página e a quantidade de conteúdo disponível na página. Além disso, a densidade de palavras-chave deve ser ajustada de acordo com os objetivos da sua campanha de SEO. Se o seu objetivo é ranquear para uma determinada consulta, você precisará usar a palavra-chave com mais frequência do que se o seu objetivo for apenas gerar tráfego orgânico.

Um estudo também da Ahrefs em Janeiro/2020 mostra que encontrar a palavra-chave ideal, assim como utilizar palavras correlacionadas sob um conteúdo bem formado, ajuda a obter backlinks de sites externos. Em outras palavras, boa qualidade de conteúdo é igual a bom compartilhamento por outros sites, logo, crescimento exponencial e orgânico.

Ahrefs: Estudo sobre a densidade de palavras-chave
Ahrefs: Estudo sobre a densidade de palavras-chave

O que os especialistas dizem sobre a quantidade de palavras e o SEO

Os especialistas em SEO concordam que a quantidade de palavras é um fator importante para o ranqueamento de um site nos motores de busca. No entanto, eles também afirmam que o Google não leva em consideração apenas a quantidade de palavras em seus algoritmos de classificação. Os especialistas dizem que os fatores mais importantes para o bom desempenho do SEO são a qualidade do conteúdo e a relevância das palavras-chave utilizadas.

Segundo John Müller, responsável pela engenharia da Pesquisa do Google, em uma entrevista sobre como melhorar o ranqueamento, comentou que (traduzido do inglês):

“Do nosso ponto de vista, o número de palavras em uma página não é um fator de qualidade, não é um fator de classificação. Portanto, apenas adicionar cegamente mais e mais texto a uma página não a torna melhor.”

John Müller

Já Marieke, chefe de estratégia da Yoast (plugin mais famoso do mundo), realizou um estudo sobre a correlação entre o tamanho da postagem e a classificação de SEO.

Yoast realizou um estudo em 2022 que incluiu informações sobre a Ele determinou que uma contagem mínima de palavras depende do tipo de página. Com foco na escrita de conteúdos, a recomendação para escritores habilidosos é que sejam mais de 900 palavras. Já não habilidosos, que o conteúdo tenha no mínimo entre 700 e 800 palavras, desde que siga as regras de como compor um bom conteúdo.

Yoast: Recomendação da quantidade de palavras
Yoast: Recomendação da quantidade de palavras

Como os artigos se classificam: prioridade na quantidade de palavras apropriadas e backlinks

Falando de Google ou Bing, os artigos são classificados com base na intenção do leitor, na contagem de palavras apropriadas e nos backlinks.

A intenção do leitor é determinada pelas palavras-chave que ele pesquisa. Se as palavras-chave estiverem no título e no primeiro parágrafo, é mais provável que o leitor esteja satisfeito.

A contagem de palavras apropriadas é importante porque o Google premia os conteúdos que atendem às expectativas dos leitores. Se um artigo tem muitas palavras, mas nenhuma dessas palavras é relevante para o tópico, o Google poderá penalizar esse conteúdo.

Por outro lado, se um artigo tem poucas palavras, mas todas elas são relevantes para o tópico, o Google também poderá penalizar esse conteúdo.

E por fim, os backlinks garantirão que seu conteúdo é confiável e há boas fontes de recomendação de leitura. Além disso, vale ressaltar que são importantes porque mostram ao Google que o seu conteúdo é relevante e deve ser ranqueado nas pesquisas.

Como escrever conteúdo enxuto e eficiente?

O conteúdo enxuto e eficiente é aquele que transmite sua mensagem sem desperdiçar tempo ou espaço. Para escrever conteúdo enxuto, você precisa ser conciso e se concentrar em sua mensagem principal.

Tome cuidado para não excluir informações importantes ou deixar seus leitores confusos. Em geral, um texto enxuto é mais fácil de ler e se concentra apenas nas informações essenciais. Isso pode ser útil para manter o seu público-alvo engajado.

Para escrever conteúdo eficiente, você também precisa considerar o SEO. As palavras-chave são importantes para ranquear bem nos mecanismos de busca, mas também é preciso ter cuidado para não sobrecarregar o texto com elas. O uso excessivo de palavras-chave pode prejudicar a legibilidade do seu texto e até mesmo levar à penalização do Google. Escolha as palavras-chave certas e use-as de forma natural para obter um conteúdo enxuto, com boa leitura e eficiente.

Dicas para aumentar o seu ranking nos mecanismos de busca

Ter um texto com 2.000 palavras apenas para dar voltas e voltas em cima do contexto, não irá te ajudar quando se tratar sobre o assunto de qualidade. Contudo, vamos relembrar que dezembro/22, o Google anunciou um novo padrão sob a escrita do conteúdo, reclassificada como Google E-E-A-T ( do inglês experience, expertise, authoritativeness e trustworthiness).

Aqui estão algumas dicas para ajustar e refinar sua estratégia de conteúdo:

Use as palavras-chave corretas

Pesquise bem antes e escolha as palavras-chave que melhor descrevem o seu conteúdo e use-as de forma natural ao longo do texto. Não force o excesso das palavras-chave, pois isso pode afetar negativamente o ranqueamento do seu site.

Faça o conteúdo de fácil leitura

Os leitores geralmente não leem todo o texto, mas os bots sim (bots “leitores automatizados” dos mecanismos de buscas como Google e Bing). Os bots lêem todos os parágrafos para encontrar as informações que precisam. Portanto, utilize títulos e subtítulos para dividir o texto em blocos e destacar as principais informações. Além disso, use listas para tornar o texto mais eficiente.

Crie conteúdo original e relevante

Os mecanismos de busca priorizam conteúdo que seja único e relevante para o tema da pesquisa. Portanto, não copie textos de outros blogs e apenas mude a ordem das palavras. É importante criar conteúdo que seja diferenciado e aborde os tópicos com seu toque pessoal e do jeito que os seus leitores estão procurando.

Optimize o seu conteúdo para dispositivos móveis

A maioria das pessoas utilizam dispositivos móveis e esse número tende a aumentar. Portanto é importante ter um site que seja otimizado para estes dispositivos. Como ocorrem mudanças repentinas, aconselho analisar constantemente seu conteúdo através do seu telefone.

Crie links externos

Links para outros sites referenciando o conteúdo indica ganho de relevância da origem em que você baseou seu paragrafo. Primordialmente, ajuda os motores de busca a entender que o seu conteúdo é relevante e útil, o que pode melhorar o seu ranking nos resultados da pesquisa.

Utilize títulos e descrições atraentes

Escreva, leia em voz alta, reescreva e repita o processo. Os títulos e subtítulos dos artigos são super importantes nos resultados de busca, como também, são importantes que eles sejam atraentes para os usuários.

Acima de tudo, utilize palavras-chave relacionadas e relevantes nestas áreas para ajudar os usuários a encontrar o seu conteúdo facilmente.

Editar é importante

Nunca subestime o poder da edição. Sempre quando toco neste assunto algumas pessoas me questionam sobre. Analisar e atualizar seu conteúdo em busca de palavras desnecessárias e frases que possam ser simplificadas, é mais eficiente que escrever um novo conteúdo.

Conclusão

Quando se trata de conteúdo, a quantidade de palavras não é tudo. No entanto, é um fator importante que deve ser considerado ao planejar sua estratégia de marketing de conteúdo.

A chave para o sucesso do seu marketing de conteúdo não é apenas produzir muito conteúdo, mas sim produzir conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo. Isso significa que você precisa saber o que o seu público quer ver e entregar exatamente isso.

Com tantas opções de conteúdo disponíveis na internet, os internautas são cada vez mais seletivos sobre o que consomem. Por isso, é importante investir em uma estratégia bem planejada e focada para garantir que seu público esteja sempre interessado no seu conteúdo.

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Jaime
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Amante de um bom café, apaixonado por negócios, obcecado por growth-marketing e movido pela curiosidade. Acredito na arte de mensurar resultados e alinhar estratégias para alcançar sucesso.

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