O link building é um componente importante de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Ao criar links externos de alta qualidade, os proprietários de sites podem aumentar a visibilidade, autoridade e a presença online de seus sites. Os mecanismos de pesquisa consideram esses links um “voto” para o seu site, pois podem ajudar a determinar o valor e a relevância do seu conteúdo.
Então, o que exatamente é link building? E como isso ajuda no SEO? Nesta postagem, exploraremos os fundamentos do link building, incluindo técnicas e dicas para começar. Continue lendo para saber mais sobre essa parte essencial de uma estratégia de SEO eficaz!
O que é Link Building?
O link building é o processo de aquisição de outros sites que possam divulgar ou compartilhar seu conteúdo via link. Portanto, para que você ganhe ranqueamento no seu domínio, é importantíssimo que o site que te compartilhou seja considerado de “alta qualidade”, respeitável e confiável. Quanto mais links de alta qualidade apontarem para o seu site, maior a probabilidade de você ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Existem muitas maneiras diferentes de criar links, mas algumas das mais comuns incluem guest blogging, diretórios e páginas de recursos. O link building é uma parte importante de qualquer estratégia de SEO, pois pode ajudar a melhorar a visibilidade e o tráfego orgânico do seu site.
Os diferentes tipos de Link Building
Existem muitos tipos diferentes de link building, mas eles podem ser divididos em duas categorias: link building interno e link building externo (ou também conhecido como backlinks). A construção de links internos é o processo de criar links entre as páginas do seu próprio site, enquanto a construção de links externos envolve a criação de links de outros sites para o seu.
Tanto a construção de links internos quanto os externos são importantes para o SEO. Os links internos ajudam a melhorar a estrutura e a navegação do seu site, tornando mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear e indexar seu conteúdo. Os links externos atuam como um voto de confiança de outros sites, informando aos mecanismos de pesquisa que vale a pena vincular seu site.
As campanhas de criação de links mais eficazes usarão uma mistura de links internos e externos. Aqui estão alguns exemplos dos diferentes tipos de links que você pode criar:
Links internos
São links de uma página do seu site para outra página do seu site. Por exemplo, você pode ter uma postagem de blog vinculada a uma página de produto ou outro tipo de conteúdo. Isso ajudará o leitor a continuar entendendo sobre o assunto sem sair do seu site.
Links externos
Como comentado, são links de outros sites para o seu. Por exemplo, se você escrever uma postagem de blog de convidado em outro site ou aparecer em um artigo de imprensa, provavelmente haverá um link para seu site.
Inboundlinks
De certa forma, funciona como um link externo, porém são campanhas por um determinado período. Em outras palavras, são links que chegam ao seu site de outra fonte, como mídia social ou email e-mail marketing.
Outboundlinks
São links que você coloca em seu próprio site que levam a outro site. Por exemplo, você pode incluir uma página de “Recursos” em seu site com links para sites úteis relacionados ao seu nicho. Ou até mesmo em citação de fontes sobre a origem do conteúdo.
Links de mídia social
São links que você publica em sites de mídia social, como Twitter ou Facebook, que levam ao seu site. Também podem ser listagens em sites como Yelp ou Google My Business, Quora etc.
Conteúdo patrocinado
Neste caso, podem ser conteúdos que você “paga” para donos de outros sites postarem algo sobre o seu site, seja um artigo ou vídeo ao qual incluirá um link para o seu site.
Como Fazer Link Building
O link building é um dos aspectos mais importantes e, às vezes, frustrantes do SEO. Isso é importante porque os mecanismos de pesquisa usam os links como um fator-chave de classificação: quanto mais links você tiver apontando para o seu site, maior será a classificação do seu site nos resultados da pesquisa.
Existem muitas maneiras diferentes de criar links, mas alguns métodos são mais eficazes do que outros. Aqui estão algumas dicas de link building para você começar:
- Entre em contato com influenciadores e faça troca de conteúdos. Isso pode ser feito encontrando blogueiros populares ou usuários do Twitter em seu setor e pedindo que eles mencionem seu site em uma postagem de blog ou tweet. Se você tem algo interessante ou digno de nota para compartilhar (como um novo produto ou serviço), essa pode ser uma maneira eficaz de obter alguns links de alta qualidade.
- Crie conteúdo informativo e compartilhável. Uma das melhores maneiras de fazer com que as pessoas criem links para o seu site é criar um conteúdo interessante e que valha a pena compartilhar. Pode ser um post de blog, um infográfico ou até mesmo um tutorial em vídeo. Se você criar algo realmente valioso, as pessoas estarão mais propensas a criar links para ele.
- Participe de comunidades e fóruns online. Existem muitas comunidades online e fóruns relacionados a quase todos os tópicos imagináveis. Encontre aqueles que são relevantes para o seu setor e participe ativamente respondendo a perguntas e fornecendo informações úteis. Você pode incluir um link para seu site em sua assinatura ou perfil.
Estas são apenas algumas dicas de link building para você começar. A implementação dessas estratégias pode ajudá-lo a criar links de alta qualidade que beneficiarão as classificações do seu site.
Como Medir o Sucesso do Link Building
Existem algumas métricas importantes que você pode usar para medir o sucesso de suas campanhas de criação de links:
- Número de links adquiridos. Essa é a métrica mais básica e simplesmente mede quantos novos links você conseguiu adicionar ao seu site. Acompanhe a quantidade e a qualidade dos links, pois não se trata apenas de obter mais links, mas também de obter links de maior qualidade de sites com alta autoridade.
- Número de domínios adquiridos. Quase similar ao conceito acima, essa métrica analisa quantos sites únicos estão vinculados ao seu. É um bom indicador da diversidade e alcance da sua campanha de link building.
- Diversidade do texto âncora. Outra métrica importante a ser observada é a diversidade do texto âncora de seus links recebidos. Isso mede quais palavras-chave estão sendo usadas no link para seu site. Certifique-se de que você não está apenas adquirindo links com a mesma palavra-chave repetidamente, pois isso pode parecer antinatural para os mecanismos de pesquisa e resultar em uma penalidade.
- Tráfego de novos sites de links. Uma métrica final que vale a pena rastrear é o tráfego que você está recebendo de novos sites de links. Isso pode lhe dar uma ideia de quão eficazes são seus esforços de criação de links em termos de direcionar tráfego direcionado para seu site. Use o Google Analytics para rastrear esses dados e ver como eles mudam com o tempo conforme você adquire mais links.
Ao acompanhar essas métricas, você poderá entender melhor o sucesso de suas campanhas de criação de links e fazer os ajustes necessários.
Como consultar backlinks que citam meu site?
O ideal é o uso e monitoramento através de ferramentas de SEO, porém, preciso confessar que não são ferramentas tão baratas assim.
SemRush: Para você que está começando, aconselho usar a versão gratuita do SemRush. Ele poderá trazer diversos recursos que ajudará a incrementar seu tráfego.
Ahrefs: Há uma versão simples e gratuita para consulta online dos backlinks.
NeilPatel: Outra opção, com menos recursos que as demais acima, porém com um valor menor – ainda que seja em dolar – é a ferramenta NeilPatel.
Conclusão
A criação de links é uma parte importante do SEO que pode ajudá-lo a aumentar sua visibilidade na Web e a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Embora possa parecer assustador no começo, com um pouco de prática e conhecimento, qualquer um pode dominar a criação de links e usá-lo a seu favor.
Se você quiser saber mais sobre criação de links ou estiver procurando conselhos de especialistas sobre a melhor forma de otimizar seus links para obter melhores classificações, considere entrar em contato com uma agência profissional de marketing digital para obter assistência.