Recentemente, através do fórum no Reddit (tópico r/TechSEO), John Mueller esclareceu a confusão sobre como o Google indexa imagens WebP. Além disso, Mueller explicou por que as imagens WebP aparecem no relatório “Rastreado e não indexado” no Google Search Console.
Quem é John Mueller?
John Mueller é um dos principais especialistas em webmasters do Google. Ele trabalha como Analista de Tendências para Webmasters e atua como porta-voz oficial do Google em questões relacionadas à otimização de mecanismos de busca (SEO) e indexação de páginas da web. Ele fornece orientações, responde a perguntas e ajuda a esclarecer dúvidas dos webmasters e profissionais de SEO em relação às práticas recomendadas do Google.
Esclarecimento de Mueller sobre WebP
Durante as conversas sobre o tema, um usuário ativo na rede questionou sobre os relatórios da Search Console do Google por haver muitas entradas como “Rastreado e não indexado” relacionadas às imagens WebP. Mueller esclareceu que as imagens WebP não são indexadas no mesmo tempo como páginas HTML por serem arquivos de imagem e, por isso, leva-se mais tempo.
O mesmo fato acontece com outros formatos de imagem (por exemplo, JPEG, PNG, GIF). Conforme Mueller explica, isso usualmente acontece quando algo parece um hyperlink direcionando para a URL ou se a “extensão” não está clara (por exemplo, .php ou nenhuma).
Afinal, o que é WebP?
WebP é um formato de imagem desenvolvido pela Google em 2010, que reduz o tamanho dos arquivos sem comprometer a qualidade da imagem. Isso resulta em carregamento mais rápido das páginas, melhorando a experiência do usuário e o posicionamento nos resultados de busca. O formato é compatível com vários navegadores e plataformas, além de ser suportado por programas de edição de imagens. Considere utilizar o WebP para otimizar sua página e melhorar sua performance!
As vantagens de usar WebP
As imagens WebP são essenciais para websites e blogs por melhorarem o desempenho do site. Com qualidade superior e tamanho menor que imagens JPEG e PNG, as imagens WebP carregam mais rapidamente, mantendo cores e detalhes.
Além disso, navegadores modernos são compatíveis com o formato. Usar WebP resulta em páginas mais rápidas e imagens de alta qualidade! E reforçando, o desempenho de site é prioridade ao Google. Os algoritmos de pesquisa privilegiam sites de carregamento rápido, portanto, tempos de carregamento mais rápidos podem melhorar o SEO.
Desafios e Considerações
Mesmo assim, é importante considerar alguns desafios ao usar o WebP, visto que é fundamental ter uma alternativa para quem usa browsers que não suportam WebP (versões antigos dos browsers).
A compressão de perda do WebP resulta, às vezes, em uma degradação visível da imagem, logo, é necessário analisar seu público através do Google Analytics e conhecer os tipos e versões de navegadores usados.
Em alguns casos, é necessário forçar o uso prioritário de imagens WebP e, caso o navegador não tenha suporte, carregar imagens PNG. Gerenciar as imagens em seu site pode ser complicado, pois é necessário converter e armazenar versões originais e WebP.
Para se beneficiar dessas vantagens, é importante saber como utilizar corretamente essa tecnologia. Certifique-se de otimizar suas imagens antes de convertê-las para WebP e sempre teste as alterações que você fizer em um ambiente controlado antes de aplicá-las ao seu blog.
Com esses cuidados, o uso das imagens WebP certamente será uma grande aliada na busca por um site mais rápido, eficiente e com um visual incrível. Não deixe de experimentar!