Agora é oficial, o Google tem rolagem contínua durante a exibição dos resultados da pesquisa, assim como fez no site para dispositivos móveis aplicados em outubro de 2021. Ou seja, enquanto você estiver realizando uma pesquisa do Google, poderá ver anúncios em formatos diferentes enquanto você rola o cursor para baixo.
Rolagem contínua dos resultados da pesquisa
O Google está migrando para a rolagem contínua dos resultados da pesquisa na área de trabalho. Isso significa que, em vez de clicar nas páginas de resultados, agora você pode rolar para baixo continuamente para ver mais resultados. Por isso que o Google começou a testar esse novo recurso no desde 2021 para usuários mobile e agora o está lançando para todos os usuários e em todas as plataformas.
Existem alguns benefícios para este novo recurso. Primeiro, economiza tempo. Em vez de clicar nas páginas de resultados, agora você pode rolar para baixo e ver mais resultados em questão de segundos. Em segundo lugar, torna mais fácil encontrar o que você está procurando. Com tantos resultados disponíveis ao seu alcance, você certamente encontrará o que procura muito mais rápido do que antes.
Uma desvantagem do novo recurso é que pode ser opressor para alguns usuários. Com tantos resultados disponíveis na ponta dos dedos, pode ser difícil saber por onde começar ou como restringir sua pesquisa. Mas, no geral, o novo recurso de rolagem contínua é um ótimo complemento para a Pesquisa do Google, economizando seu tempo e ajudando você a encontrar o que procura com mais facilidade.
Como isso afetará os usuários
A mudança afetará os usuários que estão acostumados a percorrer uma página de resultados de pesquisa uma tela por vez. No entanto, com a rolagem contínua, os usuários terão que percorrer todos os resultados antes de passar para a próxima página. Isso pode ser irritante para usuários que estão acostumados a escanear rapidamente uma página de resultados e clicar naquela que parece mais relevante.
O que outros mecanismos de pesquisa estão fazendo
Outros mecanismos de busca vêm experimentando a rolagem contínua há algum tempo. O Yahoo foi um dos primeiros, testando-o em 2012. O Bing da Microsoft fez o mesmo em 2013.
Um dos principais benefícios da rolagem contínua é que ela permite que os usuários consumam mais conteúdo em um período de tempo menor. Estudos mostraram que os usuários costumam rolar pelas páginas da Web em vez de clicar nos links, portanto, essa mudança pode tornar os resultados da pesquisa mais amigáveis.
Há também potenciais benefícios de SEO para rolagem contínua. Se implementado corretamente, pode ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor o conteúdo de uma página e fornecer resultados mais relevantes aos usuários.
Teremos que esperar para ver como será o experimento do Google, mas está claro que a empresa está prestando muita atenção em como os usuários interagem com seus resultados de pesquisa. Como sempre, o Google está procurando maneiras de melhorar a experiência do usuário e tornar seus produtos mais eficientes e eficazes.
O que os especialistas dizem
O novo recurso de rolagem contínua do Google para resultados de pesquisa na área de trabalho tem recebido muita atenção dos especialistas. Em uma leitura do mercado sobre os principais especialistas da área de conteúdo, vimos que:
“Isso pode ser uma virada de jogo para a indústria de buscas.”
Danny Sullivan, Search Engine Land
O novo design pode ajudar o Google a competir melhor com o Facebook e o Twitter na área de busca em tempo real.
Matt McGee, Search Engine Journal
A rolagem contínua pode tornar mais fácil para os usuários encontrarem o que estão procurando e também pode levar a mais cliques e maior engajamento.
Adam Sherk, The Huffington Post
Aliás, é notável que o novo formato está agradando especialistas, o que trará uma nova realidade a sites de conteúdos que precisarão atender a essa nova forma de visualizar conteúdo continuamente.
O raciocínio do Google por trás da mudança
O Google afirmou que a mudança se deve à maneira como as pessoas leem o conteúdo na web. Quando apresentadas a uma longa página de texto, as pessoas tendem a procurar as informações que estão procurando, em vez de ler a página inteira. Logo que, ao apresentar os resultados da pesquisa em uma rolagem contínua, os usuários poderão encontrar mais facilmente as informações que procuram.
O Google também disse que o novo formato permitirá que eles apresentem mais resultados de pesquisa em cada página. Isso ocorre porque eles não serão limitados pelo tamanho de cada resultado individual. Em vez disso, eles poderão mostrar mais resultados acima da dobra, o que deve ajudar os usuários a encontrar o que procuram ainda mais rapidamente.
Por fim, a mudança para a rolagem contínua dos resultados da pesquisa na área de trabalho é apenas uma das muitas mudanças que o Google fez em seu mecanismo de pesquisa nos últimos anos. Outras mudanças notáveis incluem adicionar trechos em destaque e painéis de conhecimento e alterar a forma como os resultados são exibidos em dispositivos móveis.
Como desativar a rolagem contínua
Se você não é fã dos novos resultados de pesquisa de rolagem contínua do Google na área de trabalho, existe uma maneira fácil de cancelar. Basta ir ao Google.com e rolar até a parte inferior da página. Na parte inferior, você verá um link que diz “Mudar para visualização clássica” ao lado do link “Ajuda da Pesquisa Google“.
Obviamente, essa é apenas uma correção temporária, pois o Google pode remover o link de desativação a qualquer momento. Mas, por enquanto, é uma maneira simples de voltar a ser como as coisas eram.
Conclusão
Embora muitas pessoas resistam a mudanças, parece que o novo formato de rolagem contínua do Google para resultados de pesquisa no computador veio para ficar. Esta atualização torna mais fácil e rápido para os usuários encontrarem o que procuram, o que é sem dúvida o objetivo de qualquer buscador.
Vale ressaltar também que, o novo processo de rolagem contínua, não traz impactos no atual formato do seu site. Possivelmente, em futuro não longíquo, todos os sites terão que ser adeptos a este novo formato, visto que o Google forçará esse layout aos seus usuários.
O que você achou dessa nova atualização? Você achou isso útil ou perturbador? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!